Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato assegura pagamento de rescisão na P.C.

Ontem, dia 10 de janeiro, 34 trabalhadores da P. C., no bairro Cidade Industrial Satélite, em Guarulhos, finalmente receberam suas verbas rescisórias, depois de um mês e meio de luta do Sindicato. A empresa decidiu parar a produção e fechar definitivamente a fábrica no final de novembro. Em acordo com os representantes patronais e aprovação dos trabalhadores, o Sindicato intermediou a venda das máquinas da P.C, entre as quais tornos, prensas e politrizes. As verbas rescisórias foram pagas com o dinheiro arrecadado.

O diretor do Sindicato, Daniel Hermínio Estevan, lembra: “Todos os trabalhadores afirmam que a fábrica estava produzindo muito e com ótimas vendas. O fechamento pegou todo mundo de surpresa. Lutamos até garantir o pagamento das verbas rescisórias a todos, já que o patrão queria ir embora sem pagar nada”. O advogado do Sindicato, Marcílio Penachioni, diz: “É triste quando vemos uma fábrica fechada. Mas sabemos que é direito do patrão encerrar as atividades quando bem entender. Assim como é direito dos trabalhadores receber a rescisão. E foi o que fizemos. Garantimos as verbas para todos ”.

Luta – De 29 de novembro a 10 de dezembro, a luta teve vários episódios. Entre eles, a tentativa do patrão de tirar as máquinas da fábrica. O diretor José João da Silva (Jau) conta: “Com apoio dos trabalhadores, conseguimos impedir a retirada desses equipamentos. Este foi o ponto principal da luta porque, depois, conseguimos intermediar a venda desses equipamentos para garantir o dinheiro no bolso dos companheiros da P. C.”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email