Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
19/11/2023 - domingo


Magri, esse homem tem história

Personagem deste mês e final de ano é Antônio Rogério Magri, metalúrgico, eletricitário, ministro, consultor sindical e personagem central no sindicalismo brasileiro nos últimos 50 anos. Magri é consultor de nosso Sindicato há mais de duas décadas, onde atua com seu reconhecido senso prático, sua simpatia e, principalmente, simplicidade. 


LIVRO
Está faltando uma biografia no sindicalismo brasileiro. Terra de grandes dirigentes, como Riani, Tenorinho, Joaquinzão, Audálio, Hugo Perez e o próprio Lula, faz falta um livro que narre a vida e as realizações de Antonio Rogério Magri.

Ativo, com grande vivacidade e capacidade de trabalho, ele chega aos 83 anos na condição de importante consultor sindical e, de novo, dirigente - não mais eletricitário, mas na educação física, onde sempre atuou, desde início da adolescência.


Este texto não é uma biografia, fique claro. Trata-se um fazer um perfil, de realçar alguns aspectos desse descendente de italianos que um dia também foi metalúrgico, foi ministro do Trabalho e da Previdência, retornando depois à empresa Ligth, “vestindo de novo o macacão operário”, como se orgulha em lembrar.

Vale registrar que Magri, há mais de duas décadas, é consultor de nosso Sindicato, com atuação em momentos decisivos, como na duríssima eleição em 2005, em importantes mobilizações da categoria, cursos de formação de diretores e tratativas no interior da Força Sindical.

O METALÚRGICO
Nascido no bairro paulistano do Cambuci, foi ali mesmo que ele começou a trabalhar, na produção da Metalúrgica Atlanti S/A, empresa, ele lembra, “que fabricava cadeiras e outros apetrechos pra gabinetes dentários”. O ano era 1961.

O Cambuci estava mesmo marcado no destino do rapaz que, de tão forte, ganhou o apelido de Hércules, o herói que os antigos gregos consideravam o mais forte entre os mortais. Magri, nos melhores tempos, rasgava lista telefônica e voava em seus golpes marciais.

No mesmo bairro ficava a principal unidade da Light, a gigante de energia elétrica. Foi lá que Antonio Rogério Magri se firmou como profissional e despontou para o sindicalismo.

Magri chegou a diretor e depois presidiu o Sindicato dos Eletricitários do Estado de São Paulo, fundou e presidiu a CGT - Central Geral dos Trabalhadores, também articulou na formação da Força Sindical e atuou em importantes momentos para a criação e consolidação da UGT, à qual seu Sindicato hoje é filiado.


Durante as últimas cinco ou seis décadas, Antônio Rogério Magri foi agente ativo no sindicalismo nacional. Também ocupou o Ministério do Trabalho e Previdência Social, deixando um legado altamente positivo.

Magri lembra: “Minha gestão conseguiu aposentar 8 milhões de rurais, que passaram a ter direito a um salário mínimo, ainda que nem tivessem recolhido à Previdência. Ganhavam meio mínimo, passaram a um salário mínimo e tiveram aumento de 147%, vindo a ganhar praticamente dois salários mínimos”.

Também legou benefício semelhante aos pescadores artesanais, que durante os meses de piracema ficavam sem renda. Trata-se do seguro defeso, de um salário mínimo.

Mas ninguém é ministro a vida toda. Ao sair da Pasta do Trabalho e Previdência, Antonio Rogério Magri retornou à Light, ao setor de manutenção, onde começara a carreira. “Tornei a vestir macacão, retomei a função de contramestre, voltei a serrar ferro”, relembra. Ficou na empresa até 1995, quando se aposentou.

Pai de dois filhos, Cristina e Douglas, e casado com Isabel desde muito jovem, Magri mantém impressionante forma física. Parte dessa força ele atribui a seu modo de vida regrado e à maneira como vê o mundo. “Faça o simples, seja simples e você será feliz”, recomenda.


CONCLAT, CONSTITUINTE E MUITO MAIS...
Não tem como contar a história sindical brasileira desses mais de 50 anos sem direcionar os holofotes à figura altiva de Magri. 

Conclat - 1981. Em plena ditadura. Magri lembra que por meio do ICT (Instituto Cultural do Trabalho), que presidia, bancou todo o alojamento. Relembra: “Saí da Praia Grande e subi a Serra até São Paulo pra comprar mais três mil colchões”.

E a comida? Pois bem. Ele foi falar com o então governador Paulo Maluf, que mandou deslocar os caminhões da Eletropaulo, durante todos os dias da Conclat, levando café da manhã, almoço e jantar aos quase cinco mil delegados sindicais.

Faixa-preta de judô, Antonio Rogério Magri soube usar muito mais que a força pra obter conquistas. Uma delas, o Adicional de Periculosidade aos eletricitários, de 30%. “A greve estava pronta e paralisaria o País. Aí eu fui negociar com o general linha-dura Milton Tavares, que comandava o III Exército. Ele pediu uma trégua, prometendo Lei junto ao Congresso Nacional”. Não houve greve, mas os mais de 20 mil eletricitários passaram a receber o Adicional, abrindo a porta da conquista a outras categorias.

E no movimento Diretas-já contra a ditadura? Pois bem. Magri estava lá e foi um dos oradores no histórico comício no Vale do Anhangabaú, Centro de São Paulo. 

Magri também atuou fortemente durante a Assembleia Nacional Constituinte. Recorda que, acompanhado do líder metalúrgico Antônio Luiz de Medeiros, negociou grandes avanços. Ele conta: “Foram muitas as negociações com Guilherme Afif e Robertão Cardoso Alves, ambos conservadores. Mas saímos desses encontros com o aumento da multa sobre o FGTS, de 10% pra 40%, quando a empresa demite. Também ampliamos a licença-maternidade de 84 pra 120 dias”. Direitos que estão até hoje na Constituição.

Hábil no diálogo e na arte de negociar, o paulistano do Cambuci faz jus à fama do herói grego, Hércules. Numa greve dura na usina da Light em Cubatão, ele tomou o volante do caminhão do guincho, estacionou o veículo na entrada e de lá ninguém saiu, ninguém entrou, até a vitória do movimento, garantindo a moradia a 120 famílias. Em disputas eleitorais pesadas, Magri sempre foi visto na linha de frente dos embates.


Aos 83 anos, Toni, como era conhecido nas ruas do Cambuci, diz: “Deito e durmo tranquilo. Deus me deu muito mais do que mereço”. Entre os feitos de sua vida, lembra encontros com figuras do porte do Papa João Paulo II, Fidel Castro e a Princesa Dayane. Relata: “Ouvi da boca do próprio Fidel como foi a chegada dos guerrilheiros da Sierra Maestra, coroando a revolução cubana”. 

NOSSO SINDICATO
Seus contatos com a categoria começaram ainda na época do presidente Chicão (Francisco Cardoso Filho, hoje com 92 anos). Magri mostra-se feliz em poder participar da vida de um Sindicato combativo. Ele diz: “Aqui, sempre fui tratado com muito respeito e carinho pelas diretorias e funcionários da casa. Minhas opiniões e análises sempre foram levadas em consideração”.

Um conselho do sindicalista vivido, cristão fervoroso, palmeirense-raiz e operário da Light? - “Façam tudo com simplicidade, olho no olho com o trabalhador. O dirigente fiel às origens presta um serviço melhor à sua categoria e impõe respeito ao patrão”.


LIVRO E DICIONÁRIO
Quem sabe este perfil não anime o companheiro a publicar um livro sobre sua vida, suas lutas, sua experiência: tomara! 

Por falar em livro, Magri talvez seja o único sindicalista do mundo que criou um verbete para o dicionário de seu País. No “Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa” encontra-se o verbete “imexível”, consagrado quando o então ministro Magri afirmou: “O salário do trabalhador é imexível”.

Do Cambuci para o mundo, esse é o Magri!
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email