Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Entrevista exclusiva
Fantazzini esclarece: inscrição no "Minha
Casa, Minha Vida" é totalmente grátis

Em entrevista exclusiva ao site do Sindicato, também passada em nosso circuito interno de TV, o secretário municipal de Habitação explica o funcionamento do “Minha Casa, Minha Vida”. Orlando Fantazzini foi vereador, deputado federal e agora é secretário de Habitação do município de Guarulhos. Portanto, comanda a política habitacional da cidade.

Sindicato - Secretário Fantazzini, as pessoas têm dúvidas se é preciso pagar taxa para se inscrever no programa “Minha Casa” ou é de graça?

Fantazzini - Não tem de pagar nenhuma taxa. A inscrição é de graça. Quero agradecer a oportunidade para alertar as pessoas de não caírem no conto do vigário. Tem gente que vai querer vender formulário, vai dizer ‘olha, você vai precisar pagar tanto para fazer a inscrição’. Não faça! Na dúvida, procure a Secretaria de Habitação, porque nós vamos esclarecer que não precisa pagar nada. A inscrição é feita pela internet. Você pode fazer da sua casa, pode ir numa lan house ou pode ir na Secretaria de Habitação, que nós estaremos fazendo a sua inscrição gratuitamente.

Sindicato - Exemplo: sou auxiliar de serviços gerais em uma metalúrgica, ganho menos que um ferramenteiro ou outro  profissional mais habilitado. Minha renda é entre zero e três salários mínimos. Eu faço a inscrição em que local?

Fantazzini - De zero a três salários mínimos, faz a inscrição nos postos da Prefeitura ou diretamente pela internet. Quem ganha acima de três salários mínimos deve ir à Caixa Econômica Federal diretamente, munido de CIC, RG, e comprovante de renda, para análise da capacidade de crédito. A Caixa vai dizer quanto que você pode financiar, qual o valor da prestação, qual o subsídio que o governo vai dar para o empreendimento que você está pretendendo.

Sindicato - As pessoas, às vezes na ânsia de ter o imóvel, inscrevem três ou quatro da família. Essa regra não vale?

Fantazzini - Para cômputo da análise, vale a renda familiar. Se a pessoa é casada e achar que vai ter mais chances se ela se inscrever sozinha, como solteira, e o marido também como solteiro, ela não terá chance, porque a prioridade é para a família e não para a pessoa individualmente. Então, a melhor coisa é fazer a inscrição falando a verdade. Que é casada, informa os dados do marido, qual é a renda familiar, porque isso é que vai favorecer na análise para ver se você deve ser contemplado ou não.

Sindicato - O cidadão tem dúvidas, por exemplo, em saber qual empresa ou cooperativa é idônea. Como separar o joio do trigo, o mau do bom?

Fantazzini - A melhor forma de saber se você está fazendo negócio com uma empresa idônea é procurar a Caixa Econômica Federal, que pode informar se o empreendimento está ou não registrado. Ou a própria Secretaria de Habitação. Essas duas entidades, Secretaria de Habitação e Caixa, é que vão te dar mais segurança no negócio que você pretende fazer.

Sindicato - Secretário, todo mundo quer saber: quando as casas começam a ser construídas?

Fantazzini - A partir do momento em que os projetos forem aprovados. O governo tem dado prazo para efetivação desse 1 milhão de casas no País até 31 de dezembro de 2010. Os projetos sendo aprovados, a gente acredita que no máximo em 14 ou 15 meses os empreendimentos começam a ser entregues. Nós esperamos que neste mês de maio comecem a ser apresentados os projetos para serem analisados, tanto pela Prefeitura quanto pela Caixa. A análise demorará em média 50 dias. Acreditamos que em meados de 2010 alguns empreendimentos serão entregues na cidade de Guarulhos.


Sindicato recebe visita de Secretário da Habitação
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email