Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 08/12/2023 - sexta-feira

Usiminas reúne dois turnos para tratar
de assédio. Sindicato participa

Segue a ação sindical por condições de trabalho na Usiminas, com foco especial na questão do assédio contra trabalhadores.

Para tanto, na terça, dia 5, a empresa paralisou o primeiro e o segundo turnos, reunindo, das 14 às 15h30, mais de 300 empregados no auditório do segundo andar, no Bonsucesso.


As queixas de assédio dentro da empresa se arrastavam há tempos e ganharam força em setembro último, quando houve greve nas suas duas unidades. O combate ao assédio foi um dos itens da pauta de reivindicações e, no TRT-SP, a Usiminas se comprometeu a enfrentar o problema.


Nildo - Nosso Sindicato participou, por meio do diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo). Ele coordena o Departamento de Saúde e Segurança da entidade, é Técnico em Segurança no Trabalho e teve atuação destacada na paralisação.


Pela Usiminas, a palestra ficou a cargo do que ela chama Setor de Integridade, uma terceirizada encarregada de recolher os casos de assédio, apurar e dar os encaminhamentos no âmbito do grupo.


Segundo Nildo, a empresa cita progressos. O Sindicato quer crer que sim, mas não se descuidará de fiscalizar o respeito por parte das direções, chefias ou mesmo de empresas contratadas para prestar serviços em diversas áreas do grupo siderúrgico.

Nosso diretor lembra que o novo texto da NR-5 (Norma Regulamentadora) inclui o combate ao assédio e agrega a Cipa como instrumento de efetiva fiscalização e apuração de abusos.
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email