Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 18/01/2024 - quinta-feira

Artigo do Cabeça destaca peso
e poder do voto popular

Você já pensou na importância e peso do seu voto nas eleições municipais deste ano? Basicamente, é pergunta do artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), no jornal Guarulhos Hoje da quarta (17).

Com o título “Hora do voto popular”, o texto fala das eleições de outubro, quando o eleitor, a fim de exercer sua cidadania e fortalecer a democracia, vai à urna eletrônica escolher milhares de prefeitos e vices, bem como cerca de 60 mil vereadores nas cidades brasileiras.

Mas não basta votar. É preciso  acompanhar o processo eleitoral, conhecer as propostas dos candidatos e verificar como é a vida pregressa do postulante ao cargo.

O presidente Cabeça observa: “A meu ver, há duas questões importantes. Uma é a participação consciente e efetiva nas campanhas e em todo o processo eleitoral. Outra é o sentido do voto dos eleitores. Ou seja, em quem votar, afinal”.

Presidente Cabeça e diretores no ato em defesa da democracia, na Faculdade de Direito da USP

O texto sugere em quem não votar: “Penso que devemos, primeiro, descartar os desonestos. Depois os incompetentes para cargos públicos. Também devemos evitar escolher quem mistura religião com política, porque o Brasil, conforme a nossa Constituição, é um Estado laico. Ou seja, separa religião do exercício de mandatos e cargos púbicos”.

Na sequência, Cabeça pontua os atributos a observar nos candidatos pra conquistar nosso voto: ser honesto, estar preparado, ter comprometimento com a justiça social e proteção dos socialmente mais frágeis e, ainda, com o desenvolvimento econômico, o emprego, a educação e a distribuição de renda.

O artigo do nosso presidente nos ajuda a refletir. Mas, não é cedo pra isso, já que as eleições acontecem apenas em outubro? Não. Em breve, alguém estará batendo à sua porta pedindo voto.

Cabeça lembra: “A base que nosso Sindicato representa engloba quatro municípios, ou seja, Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Os quatro prefeitos, os quatro vices e os quase 80 vereadores serão eleitos por voto secreto, respeitando-se a vontade popular, que é sagrada no regime democrático”.

O artigo no jornal guaruhense finaliza: “A classe trabalhadora valoriza a democracia, a família, dá valor ao emprego e defende seus direitos. Não é hora de termos o mesmo zelo com relação ao nosso voto?”.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email