Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 08/02/2024 - quinta-feira

Assembleia nesta quinta aprova
acordo de PLR na Cummins

Está concluída a negociação coletiva referente à Participação nos Lucros e/ou Resultados na Cummins, em Cumbica, Guarulhos. O acordo se refere ao ano de 2024.

Negociação demandou quatro rodadas de negociação entre Sindicato e empresa. Sempre com a participação da Comissão de Trabalhadores.

Assembleia desta quinta (8) ocorreu de manhã, a partir das 7 horas, na entrada do turno que reúne maior número de funcionários, de amplos setores da empresa. Neste primeiro turno, entra cerca de 400 trabalhadores.

A Cummins funciona com três turnos presenciais e mantém, também, trabalho remoto. Emprega 1.240 trabalhadores.


Conduziram a assembleia nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça/foto acima), apoiado pelos diretores José Carlos de Oliveira (Chorão), Daniel Hermínio Estevam e Jaciel Barbosa dos Santos (Jassa), que é funcionário da Cummins.

Condições - Numa empresa do porte da Cummins, a PLR (nela o nome é PPRL), o benefício está sempre ligado ao plano de metas. O plano local vai de 65% a 110% das metas.

Valor - Informa Jaciel que, se alcançada a totalidade das metas, o valor da PLR pode superar R$ 9,3 mil. Pagamento será feito em duas parcelas. A primeira no mês de julho do corrente ano; a segunda, em janeiro próximo. O valor negociado embute o INPC cheio, de novembro de 2022 a outubro de 2023, que ficou em 4.14%.

Evolução - Se fizermos a conta a partir de 2012 (ano que houve greve na fábrica), veremos que o valor do benefício cresceu 546%. Já o INPC acumulado nesses 12 anos ficou em 88%. “Conseguimos um crescimento verdadeiramente expressivo”, comenta nosso secretário-geral, Chorão. 


Comissão - Tiveram participação ativa nas negociações os integrantes da Comissão de Trabalhadores. A saber: Priscila, Sr. Antonio, Robson Barbosa, Fábio Bernardino, Tonhão- Antonio Carlos Lima, Ricardinho (do setor administrativo), mais os delegados sindicais Liminha e Thiago “Bundinha”.

Compromisso - Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) ressalta o compromisso da diretoria Metalúrgicos em Ação. Ele reafirma: “O Sindicato busca garantir pagamento de PLR pra toda a nossa categoria, independentemente do tamanho da fábrica ou do ramo em que ela atue”.

Jassa - Para o diretor Jaciel, “quando há unidade, quando há luta, o caminho pra vitória torna-se menos desgastante e o resultado é mais efetivo”. Ele agradece a Comissão que atuou na negociação do benefício, sem deixar de mencionar o apoio permanente dos delegados sindicais e dos cipeiros.

Outras - Assembleia de hoje também deliberou acerca da compensação de feriados e dias-pontes. Definiu-se a troca. Ou seja, o trabalhador pagará um dia integral, entrando 10 minutos mais cedo durante 52 dias. Quanto às férias, o critério é: se a pessoa trabalhar no Natal agrega mais um dia a seu período de férias. Caso trabalhe Natal e Ano Novo, suas férias passam a ser de 32 dias.


Júlio Simões - Está em tratativa a questão do pagamento da PLR. Informações com Jassa, na fábrica, ou então no Sindicato: 2463.5300. Fale com um dos nossos diretores ou no Jurídico da entidade.




Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email