Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 09/02/2024 - sexta-feira

Quadro da política guarulhense,
Guto Tavares mira o futuro e quer mudanças

A Live do Sindicato da quinta (8) teve participação de Gutemberg Mendes Tavares, o Guto Tavares. Ele é primeiro suplente de vereador pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT, apresentador do programa Radar de Notícias, na TV Guarulhos e já ocupou a Secretaria de Comunicação da Câmara de Guarulhos. 

Na conversa com João Franzin, assessor de imprensa do Sindicato (em transmissão pelo nosso Canal do YouTube), Guto expôs propostas que estão ao alcance do poder político no sentido de melhorar a qualidade de vida da cidade e da nossa população.  

Partido - Na democracia brasileira, as candidaturas precisam estar ligadas a um partido. No caso do PDT, fundado por Leonel Brizola, o jornalista, morador da região do Taboão, em Guarulhos, explica que sua identidade ocorre “porque o Partido defende aquilo que penso ser essencial às pessoas, ou seja, Educação de qualidade e oportunidades de trabalho”.

Experiência - Guto faz profissão de fé na luta politica. Ele diz: “Sou jornalista, consolidado na minha profissão. Poderia ficar na zona de conforto, mas passei à militância porque vi na política o meio mais efetivo de elevar a cidadania, de buscar direitos e de colocar o Poder Público a serviço da população”. 

No momento em que avalia a possibilidade de vir a concorrer a uma cadeira no Legislativo municipal, Guto Tavares alerta: “Guarulhos precisa de representantes comprometidos com a cidade. Seja na área da segurança, do trabalho, da cultura ou mesmo do esporte”.  

No que diz respeito à eleição municipal deste ano, ele aponta como opção viável o nome do deputado estadual Márcio Nakashima. E pondera: “Penso que Nakashima pode vir a ser a grande novidade nesse pleito. São muito fortes seus vínculos com os trabalhadores, as mulheres e a inclusão social”.

Atuação - Para Guto, caso haja oportunidade de ocupar uma cadeira no Legislativo local, “será preciso alicerçar uma atuação centrada na melhoria das oportunidades de emprego e de empreendimentos, aperfeiçoar políticas públicas e atrair novas empresas, a geração de bons empregos e melhores salários”.

Educação - O resgate da Educação como elemento de transformação social está no centro das preocupações do jornalista. Ele afirma, ainda, que “é importante resgatar na sociedade a confiança de que é possível fazer política e transformar a vida de todos, tendo a Educação de qualidade no centro dessa estratégia”.

Mulheres - Guarulhos, metrópole que já é, precisa dispor de uma política continuada para as mulheres. Segundo Guto Tavares, “está dentro das atribuições de um vereador a responsabilidade de melhorar a condição da mulher, enfrentar a violência e proporcionar empoderamento”. E continua: “Cabe garantir equipamentos públicos para apoiá-las, como creches e escolas de tempo integral”.

Jovens - A condição do jovem periférico é tema de suas preocupações. “O jovem das periferias urbanas não tem perspectivas. Não vejo, por exemplo, em Guarulhos, políticas específicas e efetivas”. Mas isso pode ser mudado, por exemplo, com ações pró-primeiro emprego. 

A política, segundo Guto Tavares, “está desafiada a criar políticas de inserção na sociedade, despertar na juventude a vontade de participar, evoluir e romper com o círculo de pobreza e exclusão”.

Social - Guto conhece essa realidade. “Moro no Jardim Paraíso. Temos equipamentos públicos, mas são insuficientes. Atuo numa Associação que desenvolve vários projetos, distribui leite, oferece aulas de capoeira”. Guto prossegue: “Sonho em criar cursos de qualificação profissional. A pessoa com formação se torna mais independente. Temos que dialogar com vários setores e eu tenho tratado muito disso com o presidente Cabeça”.

Idosos - Essa faixa etária precisa ser beneficiada por políticas públicas. O jornalista afirma: “Há uma faixa enorme de gente idosa em Guarulhos. A cidade precisa olhar essas pessoas, criando espaços onde possam conviver, rompendo com a solidão”. 

MAIS - Acesse nosso canal no Youtube. Clique aqui e assista a live na íntegra.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email