Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 22/02/2024 - quinta-feira

Presidente Cabeça reafirma
luta por equiparação salarial

“Trabalho igual, salário igual”. Assim começa o artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), no Guarulhos Hoje, quarta (21). Ele discorre sobre o tema Equiparação Salarial, aliás, título do texto, que afirma: “Além de ser direito assegurado em lei, tal preceito é muito falado e reivindicado nos locais de trabalho”.

Cabeça afirma que o Sindicato tem reforçado a luta por essa reivindicação e orienta os companheiros e companheiras a cobrá-la nas empresas. Também pede que sejam procurados nossos pra se elaborar pauta a ser enviada ao empregador. Não importa o tamanho da empresa. A equiparação salarial é lei. Precisa ser cumprida e fiscalizada no dia a dia.

Explica nosso presidente: “A equiparação é assegurada no Artigo 461 da CTL. Quando veio a Constituição Federal, em 1988, a ideia da isonomia ganhou status constitucional”. Mais recentemente - ele escreve - o direito à equiparação foi reforçado por Lei do presidente Lula (Lei 14.611/2023).

E a lei sancionada por Lula fixa multa à empresa que descumprir a equiparação salarial. Por isso, o trabalhador e a trabalhadora precisam estar atentos e comunicar de pronto o Sindicato caso haja descumprimento da legislação.

“A reivindicação de equiparação salarial por gênero tem crescido. E ganhará mais força ainda em março, mês que marca o Dia Internacional da Mulher - no dia 8. Com certeza, as trabalhadoras levantarão essa bandeira, mais do que justa”, observa Cabeça.

Portanto, é preciso combater a injustiça da desigualdade salarial. As trabalhadoras estão cansadas de exercer função igual à dos homens, mas recebendo menos.

MAIS - Acompanhe o Sindicato nas redes sociais. Se preferir ligue 2463.5300 e fale com um dos nossos diretores.




Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email