Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 28/02/2024 - terça-feira

Para Cabeça, toda manifestação
precisa ter pauta objetiva

Os bolsonaristas ocuparam parte da Avenida Paulista, domingo, dia 25, em ato convocado pelo ex-Presidente. Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo, no pico, contando a Avenida e transversais, havia em torno de 750 mil manifestantes.

O artigo semanal do nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) publicado no Guarulhos Hoje desta quarta (28), analisa o ato. E Cabeça pergunta: “Qual é a pauta da manifestação?”. Ele escreve: “A crítica que faço ao ato da direita é que ele foi vazio, sem pauta. Afinal, se mobiliza o povo na rua pra quê? Evidentemente que a causa real do ato, ou seja, a pressão da Justiça sobre Bolsonaro, não poderia ser a pauta do ato. Até porque isso colocaria o ex-presidente na defensiva”.

No regime democrático - ressalta nosso presidente Josinaldo José de Barros  -  é normal o povo ou movimentos sociais ir às ruas, levando suas pautas e reivindicações. 

Ou seja, sem pautas e reinvindicações claras não se justifica qualquer mobilização. É pura perda de tempo! Cabeça se refere ao sindicalismo e lembra: “Volta e meia, o movimento sindical realiza atos públicos, nas bases nas ruas ou mesmo em Brasília. Mas nossas manifestações são sempre pautadas por temas ou reivindicações concretas”.

Atento à composição e conteúdo do fato, Cabeça considera positiva “a ausência de militares no palanque” bolsonarista. E explica: “Não é esse o papel das nossas Forças”. Esse papel está claramente definido na Constituição.

E, como ponto negativo, o artigo critica a manipulação religiosa na manifestação, uma vez que “o Brasil é um Estado laico”, que estabelece com clareza a separação entre política e religião. Cabeça enfatiza: “A fé deve ser um fato de união entre pessoas, famílias e povos”.

Para nosso presidente, independentemente da ideologia dos participantes do domingo e mesmo da ausência de pauta, é legítimo ocupar ruas e praças, sem agressões, em um ambiente de harmonia, pois vivemos em uma democracia. 

Aliás, esse “ambiente de harmonia” tem sido construído no País, como paciência e persistência, pelo governo do presidente Lula.

Cabeça indica a pauta concreta dos brasileiros: “O País precisa baixar ainda mais a Selic, crescer, gerar mais empregos com Carteira assinada, distribuir renda, valorizar as mulheres e dar assistência às minorias. Essas são pautas reais. Por elas, vale a pena fazer protestos e manifestações”.

MAIS - Acompanhe o Sindicato nas redes sociais. Se preferir ligue 2463.5300 e fale com um dos nossos diretores.





Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email