Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 04/03/2024 - segunda-feira

Presidente Cabeça alerta, a todos
sobre a importância da política

Sabe aquele viaduto perto da Yamaha, na Dutra? Foi conquista do Sindicato. O outro, perto da Modine, na mesma Dutra? Também é conquista sindical. E a pavimentação da rua que liga ao Clube de Campo? Saiu graças à pressão sindical. Aliás, o próprio terreno do Clube, cedido em comodato, só existe porque o então presidente Edmilson Felipe Nery e outros companheiros conseguiram junto ao prefeito, o De Carlos.

Por que lutamos mais de 20 anos por aqueles viadutos? Porque as pessoas eram obrigadas a cruzar a Via Dutra, de dia ou à noite. Houve muitos atropelamentos e mortes. Ou seja, a ação sindical ajudou a salvar vidas. E a região foi valorizada com aquelas obras. E por que lutamos por um Clube? Porque há 40 anos Guarulhos era cidade-dormitório e a família metalúrgica não tinha lazer.


Mas tem muito mais. Sabe o Poupatempo? Sabe, claro. Pois foi nosso ex-presidente Chicão (Francisco Cardoso Filho) que conseguiu junto ao governo do Estado. Sim, a cidade deve essa melhoria aos metalúrgicos. Tem entrega de leite no projeto social Meu Futuro? Tem. E foi nosso Sindicato quem conseguiu junto ao governador de então.


Veja um caso mais recente, de Guarulhos, que foi a taxa de lixo instituída pelo prefeito Guti. A cobrança demorou seis meses pra sair porque o Sindicato pediu e o deputado Márcio Nakashima (PDT) obteve liminar na Justiça, retardando a cobrança. Você economizou pelo menos seis meses, graças ao Sindicato.

Hoje, meus caros, muitas avenidas e ruas na Baixada de Cumbica estão asfaltadas, conseguindo que linhas de ônibus transitem pelo bairro e caminhões (com insumos para as fábricas ou produtos ali gerados) não fiquem mais afundados no atoleiro. Por que melhorou? Porque o Sindicato reivindicou, pressionou, foi pra cima, ou seja, fez política. 


Realidade - Tudo isso e muito mais foi lembrado por nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) na Live Semanal do Sindicato, na última quinta-feira. Live que passa em nosso Canal do YouTube. Cabeça diz: “Política significa buscar o bem coletivo. Se não for isso, é politiquice, negociata ou pilantragem”.

Ele defende que o trabalhador (metalúrgico ou de outra categoria profissional) se interesse pela política. Nosso presidente ressalta um antigo ensinamento, que diz: “Quem não gosta de política acaba governado por aqueles que gostam”.

Cabeça também faz profissão de fé ideológica ao argumentar que “um trabalhador não pode ser de direita, não tem sentido”. E alerta: “Como apoiar a direita, se são justamente os políticos direitistas que atacam conquistas trabalhistas e as leis que protegem o trabalhador, inclusive de saúde e segurança?!” Pra nosso presidente, “ninguém é obrigado a ser de esquerda, mas o trabalhador precisa ter lado, ser progressista”.

Este ano, haverá eleições municipais pra vereador, vice e prefeito em todo País. Por isso, Cabeça orienta: “É importante a classe trabalhadora acompanhar a política, até porque é a partir da política que os problemas da sociedade serão resolvidos. Por isso nós temos de saber escolher os candidatos, analisar seus planos, participar do processo eleitoral e votar com consciência”.


Coerência - Ao defender a participação política dos cidadãos, o presidente Cabeça expressa sua coerência. Ele foi ativista por muitos anos e hoje preside o PDT. O trabalhismo é a corrente ideológica pregada por Getúlio Vargas, o homem que criou a CLT, a Justiça do Trabalho, o salário mínimo e reconheceu ao trabalhador o direito de se organizar em Sindicatos. 

Não por acaso, na quarta, 28, Josinaldo José de Barros se reuniu em Brasília com o ministro da Previdência, Carlos Lupi - que preside o PDT nacional. Entre outras reivindicações levadas por Cabeça estão: a) redução das filas do INSS para concessão de benefícios; b) retorno da agência previdenciária ao Centro de Guarulhos, ou seja, a um local mais acessível e confortável aos segurados.

Opções - Cabeça adianta que o deputado estadual Márcio Nakashima vai ser o candidato pedetista à Prefeitura de Guarulhos. Dia 12, será lançada sua pré-candidatura. 

Diálogo - Em mais de 60 anos de vida, o Sindicato dialogou com todos os prefeitos de Guarulhos, Arujá, Mairiporã e Santa Isabel. Porém, o prefeito atual (Guti) bloqueou essa tradição, talvez por achar que Sindicato não tem por que reivindicar ao gestor público. Isso prejudica o trabalhador, que quer melhorias em seu bairro, mas não consegue chegar ao prefeito”.

Cabeça deixa claro: “Felizmente, o Sindicato não depende de Prefeituras. Mas quando uma entidade bate à porta do Poder Público ela está representando uma categoria e as demandas no bairro onde mora a família trabalhadora”.

Durante a Live, Cabeça apontou graves problemas. Ele diz: “Em primeiro lugar está a saúde, que é precária. E falta de tudo, como médicos, especialidades, insumos e remédios. Depois, vem a Educação. Na sequência, a questão habitacional”.

Indústria - “Guarulhos já foi potência, mas se desvaloriza. O PIB industrial vem caindo. Perdemos muitas empresas. A cidade cresce geograficamente, mas perde empregos, massa salarial e consumo. É preciso dar incentivo pra novas indústrias. Ter uma política industrial arrojada”, recomenda nosso presidente.

Durante a Live, Josinaldo Cabeça lembrou de outras conquistas cidadãs. Nosso Sindicato foi a primeira entidade a tratar o esgoto na cidade, com Estação própria dentro do Clube de Campo. Também somos um dos primeiros a criar uma escola profissionalizante, que existe até hoje capacitando profissionais por meio da Data Brasil. Também somos pioneiros ao dotar com energia solar a sede no Centro, o Clube no Primavera e a Colônia em Caraguá.

Todos - Embora o enfoque principal tenha sido Guarulhos, o presidente Cabeça orienta, no mesmo sentido, os metalúrgicos e metalúrgicas de toda a nossa base.

Canal - A Live Semanal com o presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça), quinta (29), foi conduzida pelo jornalista João Franzin e transmitida pelo Canal no YouTube - www.youtube.com/@metalguarulhos - tema: “O trabalhador na política”.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email