Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 08/03/2024 - sexta-feira 

Sandra Gomes esclarece
dúvidas sobre aposentadoria 

Convidada da live semanal, Sandra Gomes, integrante do Jurídico do nosso Sindicato, esclareceu dúvidas sobre aposentadoria, entre outros temas.

Entrevistada por João Franzin, da Agência Sindical, Sandra explicou que a Reforma da Previdência piorou em muitos aspectos.

Segundo ela, a mudança foi drástica. Ela afirma: “Pra se ter uma ideia, a aposentadoria por idade foi praticamente extinta”.

A especialista explica: “Ressalvados os direitos adquiridos. Até isso que parece simples, foi muito discutido. Senão teríamos insegurança jurídica”.

O trabalho e a ação sindical foram indispensáveis. Ela acrescenta: “Conseguimos que fosse inserido no texto da Emenda Constitucional 103/19”.

A participação de Sandra demonstrou interesse pelo tema, que esclareceu diversas dúvidas. Por exemplo, sobre aposentadoria por tempo de contribuição.


Ela conta: “Há pessoas que chegam e dizem que completaram 30 anos de carteira assinada. Infelizmente, explicamos que isso deixou de existir com o antigo governo”.

Para assessora previdenciária, existe outro fator que sempre surpreende o trabalhador. “Antes da reforma da Previdência a mulher se aposentava com 60 anos, e agora é com 62”, frisa Sandra.

No caso do metalúrgico há muito interesse sobre a aposentadoria especial, mas pra ela isso depende da exposição ao agente nocivo. Sandra reforça: “O exemplo mais comum da categoria metalúrgica é o ruído, considerado insalubre. Comprovar isso é a parte mais complicada pois há vários requisitos que precisam ser levados em conta”.

Respondendo a um participante do chat sobre se a procura por aposentadoria aumentou ou diminuiu, ela afirma: “Após a reforma aumentou porque as pessoas têm muitas dúvidas. É preciso fazer um levantamento e cálculos, pra ver em que regra a pessoa se enquadra”.

Atendimento - Pra tirar mais dúvidas, o trabalhador pode se dirigir, quinta ou sexta-feira, das 9 às 17 horas, no primeiro andar da sede o nosso Sindicato pra ser atendido.

MAIS - Clique aqui e assista na íntegra. Acompanhe as redes sociais do Sindicato.


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email