Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 14/03/2024 - quinta-feira

Evento forte reúne metalúrgicas no Sindicato
em celebração ao Dia da Mulher

Encontro de Mulheres Metalúrgicas no Sindicato reuniu mais de 100 companheiras de várias fábricas, dirigentes sindicais, deputado estadual e representante de entidade em defesa da mulher.  Aconteceu hoje pela manhã (dia 14) no auditório Presidente João Goulart, no 5º andar, Centro de Guarulhos. 

Organizado pelo Departamento Feminino e da Juventude, tema do evento foi “Todas Juntas Contra a Violência”.

Na abertura nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) ressaltou a importância das mulheres no movimento sindical e nas lutas sociais. Ele lembrou que nosso Sindicato não atua somente em prol dos direitos trabalhistas da categoria. 

Cabeça afirma: “A luta do sindicalismo é todos os dias. O Sindicato dos Metalúrgicos também sai do chão da fábrica pra lutar por Guarulhos, pelas questões sociais da população, em defesa do trabalhador de qualquer área da nossa base e pela dignidade às mulheres”.


Nakashima - Deputado estadual Marcio Nakashima, PDT, lembrou que seu mandato é direcionado aos trabalhadores e aposentados, mas em especial na defesa da mulher. Ele declarou: “Já apresentamos 118 projetos de leis. Vinte deles estão direcionados ao enfrentamento da violência contra a mulher em todo o Estado”.

Destacou dois que viraram leis: o que garante auxílio-aluguel de R$ 500,00 por um ano pra vítima de violência com medida protetiva e o que obriga bares e restaurantes a saber identificar mulheres em situação de violência, ameaça ou coação a partir de um simples gesto da vítima.

Orientação - A iniciativa envolve três passos: 1) palma da mão aberta e voltada para fora; 2) dobrar o polegar ao centro da palma; 3) fechar os outros dedos sobre o polegar.

Palestra - Os advogados Adriana Feitosa e Issao Hoshino fizeram palestra acerca da legislação que protege as mulheres vítimas de violência e abordaram a importância de as vítimas serem respaldadas pelas leis existentes.

Roseli - Nossa diretora Roseli Lima, coordenadora do Departamento Feminino, faz o balanço: “Realizamos um grande evento. Vi alegria no rosto de todas as participantes. Os palestrantes nos agregaram muito conhecimento e conteúdo. Dedico um abraço especial ao presidente Cabeça. Ele é o nosso maestro”.

MAIS - Acesse nossas redes sociais.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email