Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 21/03/2024 - quinta-feira

Indústria puxa alta de empregos
em Guarulhos, no mês de janeiro

A indústria em Guarulhos está se fortalecendo. A análise é de Rodolfo Viana, professor universitário e economista do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos. Ele responde pela subseção do Dieese em nosso Sindicato.

Rodolfo analisou dados do Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgados dia 15. Guarulhos teve saldo positivo de 1.471 novos empregos com Carteira assinada em janeiro. 

Rodolfo afirma: “Foi o melhor janeiro para a série histórica do Novo Caged, iniciada em 2020”. E observa: “Apesar do dado positivo, a cidade foi apenas a 18ª maior geradora de empregos no País, em termos municipais”.




Indústria - A grande contribuição para a alta dos empregos formais na cidade, no início do ano, veio da indústria, com 1.034 novos postos de trabalho. Mais especificamente da indústria de transformação (1.059). 

Destaques - Neste setor incluem-se fabricação de farmoquímicos e farmacêuticos (+217); fabricação de produtos químicos (+182); fabricação de veículos automotores, reboques e carrocerias (+146) e fabricação de produtos alimentícios (+136). Serviços (613) e construção (155) são outros setores que tiveram resultado positivo no mês. Do lado negativo ficaram o comércio (-327) e agropecuária (-4)”.

Crescimento - Os números - aponta o economista - mostram que o parque industrial local está retomando o crescimento, embora, ainda, de forma tímida. “Devia ter gerado mais empregos pelo tamanho do mercado de trabalho da cidade. Mesmo não tendo sido proporcional, foi bastante positivo”, diz.

Fatores - A política econômica do governo Lula é preponderante para o crescimento do País e a geração de empregos. Rodolfo destaca as principais medidas: retomada da valorização do salário mínimo; mudança na tabela do Imposto de Renda que, ao ampliar a forma de desoneração, deixa mais dinheiro pro trabalhador; a reorganização do programa Bolsa Família, que melhorou o valor e ampliou o número de pessoas, agora proporcional à família.

Juros - Ele ainda destaca outro fator importante para a retomada econômica do Brasil: “A constante redução da taxa de juros que começou no início de 2023 e está chegando na economia real”.

MAIS - Sites do Ministério do Trabalho e Emprego e do Dieese.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email