Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Sindicato marca presença nos 30 anos da Semsat

O Sindicato participou quinta-feira (12) da comemoração pelos 30 anos da primeira Semsat (Semana de Saúde do Trabalhador), promovida pelo Sindicato dos Metalúrgicos de Osasco e organizada pelo Diesat (Departamento Intersindical de Estudos e Pesquisas de Saúde). O evento foi realizado no Osasco Plaza Shopping, no centro de Osasco.

Nosso diretor Elenildo Queiroz Santos (Nildo) falou sobre a atuação de nosso Sindicato na área de segurança e saúde do trabalhador. Nildo comenta: “A Semsat é um ato importante, que resgata os trabalhos que contribuiram para melhoria das condições de trabalho e eliminação dos riscos que ainda geram doenças ocupacionais. Todos nós temos obrigação de difundir a luta contra a alta programada e o fator previdenciário, que arrocha a aposentadoria de todos os trabalhadores”.

LUTA - A Semsat é um marco para a luta por saúde e segurança nas empresas. Foi resultado da organização de 49 sindicatos e seis federações de trabalhadores de várias categorias contra o grande número de casos de doenças ocupacionais. Na época (anos 1970), as doenças pulmonares eram um dos principais problemas.

A semana tinha o lema "Saúde não se troca por dinheiro". Foi um importante meio de alertar as Cipas (Comissões Internas de Prevenção de Acidentes), profissionais dos Sesmts (Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e em Medicina) e o conjunto dos trabalhadores sobre a necessidade da prevenção. O resultado é que os trabalhadores conseguiram inserir cláusulas relacionadas com o assunto nas convenções coletivas negociadas naquele ano (1979).

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email