Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 29/03/2024 - sábado

Jornada menor melhora a qualidade
de vida do trabalhador, diz Cabeça

Nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça) abordou, em seu artigo semanal de quarta, 27, um importantíssimo tema pra o trabalhador brasileiro: a redução da jornada pra 40 horas semanais. O artigo é publicado jornal Guarulhos Hoje.

A redução da jornada é uma bandeira de luta que vem desde os anos 80 e foi normatizada em 44 horas pela Constituição de 1988. Bem antes disso, a jornada havia sido fixada em 48 horas pelo governo Getúlio Vargas.

Poucos sabem que nosso Sindicato, antes da promulgação da Constituição de 1988, não só defendia a redução pra 40 horas semanais como conseguiu implantar essa redução de fato.

Atualmente, algumas empresas de nossa base mantêm as 40 horas. Conquista dos metalúrgicos. Continuamos lutando pra ampliar essa conquista. 

Benefícios - Cabeça escreve: “A redução tem relação direta com a qualidade de vida, pois algumas horas a menos de trabalho na semana significam horas a mais para a vida social, os estudos e a convivência familiar. Ou seja, qualidade de vida”.

E lembra que a redução pra 40 horas semanais tem potencial de gerar três milhões de postos de trabalho no País, segundo estudo do Dieese. “Jornada menor, produtividade maior e qualidade de vida: isso pode ser obtido por meio de diálogo e da negociação sindical”, conclui.


v


Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email