Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 
• 25/04/2024 - quinta-feira

Estaremos domingo no Ato
e Canto pela Vida em SP

Nosso Sindicato irá ao "Ato e Canto pela Vida", domingo, 28, Dia Internacional em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças Relacionadas ao Trabalho. Evento ocorre na Praça Vladimir Herzog, junto à Câmara de SP, a partir das 11 horas. Manifestação é organizada por mais de 40 entidades.

Categoria será representada pelo nosso Departamento de Segurança e Saúde do Trabalhador, coordenado por Elenildo Queiroz (Nildo). O diretor diz: “Esse dia registra a posição sindical contra acidentes, por segurança no trabalho e em defesa da saúde e da vida dos trabalhadores. O ambiente laboral não pode ser um local que mutila e mata pessoas”.

O Departamento atua desde 1981. Oferece apoio às ações de prevenção contra acidentes e doenças e por mais segurança nas fábricas. Também assessora os cipeiros e fiscaliza o cumprimento da NR-5, Norma que engloba questões relativas à segurança no trabalho.

Cabeça - Afirma nosso presidente Josinaldo José de Barros (Cabeça): “Uma das grandes preocupações do Sindicato é com a segurança do trabalhador na fábrica. Eu nunca soube de dono de empresa ou alto executivo morto em acidente de trabalho. Os acidentes atingem mesmo é a massa trabalhadora, os operacionais, os braçais”.

E continua: “Mas lamentar os números trágicos não resolve. O que vai resolver são atitudes firmes, organizar Comissão Interna de Prevenção de Acidentes atuante por empresa, treinar cipeiros, isolar áreas perigosas e promover a cultura preventiva”.

Números - Cabeça se refere às estatísticas segundo as quais, a cada 15 segundos, uma pessoa morre no mundo por acidente de trabalho. No Brasil, a cada 50 segundos, um acidente é notificado; números destacados pelo Manifesto do Dia Internacional, assinado por dezenas de instituições, entre elas a Fundacentro, órgão ligado ao Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o INSS, em nosso País, entre 2012 e 2022, 6.774.543 acidentes do trabalho foram notificados, gerando 2.293.297 afastamentos. Esses acidentes resultaram em 25.492 mortes - uma morte a cada três horas e meia.

MAIS - Caso seu ambiente de trabalho seja inseguro, denuncie ao Sindicato. Ligue no 2463.5300, telefone geral. Fale com Nildo ou David.



Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email