Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 

Comissão Municipal de Emprego
debate crise mundial em encontro

  Fotos: José Gomes
O Sindicato participou, na noite de segunda-feira (25), do 1º Encontro da Comissão Municipal de Emprego de Guarulhos, realizado no auditório do Paço Municipal (Bom Clima). O tema do evento foi “Mercado de Trabalho – Desafios e Oportunidades” e foram  discutidas propostas para enfrentar os efeitos da crise financeira na economia da cidade.

O presidente José Pereira dos Santos comenta: “O encontro foi produtivo, porque ouvimos opiniões de setores políticos, empresariais e também colocamos o ponto de vista sindical. O público teve participação ativa, demonstrando interesse pelos assuntos abordados. É importante promover mais eventos como este”.

O diretor José Barros Silva Neto (Barros), que é membro do Conselho, analisa: “Recebemos informações importantes sobre o momento econômico brasileiro. Vamos trabalhar juntos para assegurar a oferta de empregos aos guarulhenses”.

Palestras - Foram ministradas quatro palestras no 1º Encontro. A primeira, da secretária Municipal do Trabalho, Maria Helena Gonçalves, abordou a evolução e situação atual do mercado de trabalho e emprego em Guarulhos. Ela informou que, entre janeiro de 2003 e abril de 2009, foram gerados 65.324 empregos em Guarulhos, mas que os números do início do ano são negativos.

Danielle Pestelli, diretor do Ciesp Guarulhos e presidente da Agende (Agência de Desenvolvimento de Guarulhos), falou sobre os desafios e oportunidades que as empresas de Guarulhos têm pela frente no cenário econômico atual. Ele abordou a crise na visão empresarial.

Já Sérgio Eduardo Arbuo Mendonça, coordenador do sistema de pesquisa de emprego e desemprego do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), analisou o papel dos Sindicatos e Centrais Sindicais no cenário econômico. Ele salientou, entre outros assuntos, que a crise nos Estados Unidos começou em 2007 e ela é diferente das enfrentadas, por exemplo, na Rússia e Argentina. “É a maior crise do capitalismo desde 1929”, garantiu.


Marcio Pochmann, presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), foi o último conferencista do encontro e falou sobre os desafios para o desenvolvimento do País. Marcio diz: “Eventos como este ajudam a construir um Brasil melhor”.

Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email