Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
Telefone (11) 2463.5300 / E-mail sindicato@metalurgico.org.br

 


Soluções para a saúde


Em praticamente todas as áreas, o Brasil teve avanços concretos nos últimos anos. E as bases para esses avanços são, em resumo, democracia e controle da inflação. O Estado de Direito consolidado e a inflação domada permitiram, por exemplo, a eleição de um Presidente operário, que governou para uma maioria quase sempre excluída.

Nos últimos anos, houve aumento no emprego, conseguimos a política de recuperação do salário mínimo, quitamos a dívida externa, passamos à condição de grande produtor de petróleo e vimos o Brasil alcançar posição destacada entre as principais Nações. 

Mas teve área onde estancamos ou andamos pouco. Uma delas é a saúde. Por mais generosa que seja a ideia do SUS (Sistema Único de Saúde), é forçoso admitir que a saúde pública ainda é muito carente. E isso vale para Guarulhos ou para o restante do Brasil.

O que fazer? São vários os caminhos. O principal é fortalecer o SUS e ampliar os investimentos públicos em saúde. Por isso, é importante aprovar a Emenda 29, que fixa percentuais de investimentos para União, Estados e Municípios.

Mas não basta. O Brasil precisa de uma política (um PAC de verdade) para o saneamento básico, principalmente nos grandes centros urbanos.  Saneamento gera empregos, reduz doenças e melhora a qualidade de vida das pessoas.

Outra ponta dessa política está na educação. Precisamos de ações efetivas de combate ao tabagismo, ao alcoolismo e à obesidade. E aqui eu faço uma crítica à mídia, que foge da obrigação educacional prevista em lei. Se a escola já não tem, infelizmente, a força que teve, cabe aos meios de comunicação social desempenhar um papel patriótico de elevação do padrão educacional e cultural de nosso povo.

Quero agora falar como sindicalista. Tenho visto em muitas cidades e Estados protestos ou greves de Servidores da saúde. Isso mostra que alguma coisa está errada. No meu entendimento, para que a saúde pública funcione como deve, há que se valorizar o Servidor da Saúde, estimulando a qualificação profissional e pagando salários justos.

Eu, como tantos, não tenho soluções mágicas para a saúde pública. Mas tenho comigo algumas propostas, que considero sensatas e viáveis. E aproveito este espaço para chamar os cidadãos a se engajarem nas lutas por uma saúde pública digna, participando de Conselhos, de associações ou de outros meios que possam ajudar o Brasil a avançar nessa área também.

José Pereira dos Santos
Presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Guarulhos e Região
E-mail: pereira@metalurgico.org.br

Este artigo foi publicado no jornal Guarulhos Hoje, dia 27 de julho.

Leia os artigos anteriores:

 

20 de julho - Aumentos reais ajudam o Brasil
13 de julho - Lazer é direito fundamental


06 de julho -
Mobilização trabalhista e também patriótica
29 de junho - Saúde enquanto prioridade máxima
22 de junho - A boa política é coletiva
15 de junho - Em defesa da infância e contra a exploração
8 de junho -
Meio ambiente preservado requer saneamento básico
1º de junho - Pressão no Congresso Nacional
25 de maio - Defesa da indústria e do emprego
18 de maio - Avanços da mulher farão um mundo melhor
11 de maio - A força da educação e da qualificação
04 de maio - Movimento sindical agrega
27 de abril - O significado do 1º de Maio
20 de abril - Nosso 1º de Maio será em Guarulhos
13 de abril -
Construir a paz. Todos os dias!
06 de abril - Guarulhos paga os erros do passado
30 de março - Sindicalismo ontem e hoje
Voltar Topo Enviar a um amigo Imprimir Home
Receba nosso boletim: Nome Email